quinta-feira, outubro 20, 2011

Homem racional é uma piada

Dizer que o ser humano é racional é quase uma piada. Eu acabei de escrever um texto sobre pessoas que se matam para derrubar árvores e só isso já basta para confirmar a tese de que estamos ainda muito longe de qualquer tipo de racionalidade. Se fala tanto da nossa ciência, da nossa técnica, da nossa “evolução”. Que o homem tenha um completo domínio da natureza, não tenho dúvidas. E é justamente esse o problema. Todo o nosso empenho intelectual dos últimos 500 anos foi dedicado ao domínio da natureza e o resultado é esse mundo de merda em que vivemos. Seria muito mais racional que o homem tivesse dedicado todo o seu precioso tempo e esforço na compreensão da natureza, no sentido de buscar o seu espaço numa relação de respeito com as outras criaturas. Mas é claro que se assim fosse, ninguém seria rico, ninguém teria uma Ferrari estacionada na garagem e ninguém usaria um colar de ouro ou de diamantes. Talvez a gente desse mais valor para outras coisas, como a alegria de estar bêbado com os amigos, viver com a pessoa amada, ajudar os outros, pegar um sol na cara num dia de inverno. E talvez tivéssemos mais tempo livre, porque nesse mundo imaginário ninguém teria medo que as pessoas pensassem por si mesmas.

Esses dias li que o trabalho do filósofo é criar conceitos, ou ajudar no esclarecimento de conceitos. Parece um trabalho ridículo, mas quando vejo que pela simples transformação do conceito de “domínio” para o conceito de “cooperação” temos um mundo completamente diferente, até me sinto na responsabilidade de fazer esse trabalho. O problema é fazer os outros acreditarem nessa balela.

Vejo que desse pequeno texto podemos explorar tantos outros conceitos..... mas outro dia, porque a chaleira chiou e eu tenho que aproveitar os poucos minutos de sol desse começo de inverno...

Nenhum comentário: