segunda-feira, setembro 03, 2007

"Deus me Livre"

Algumas imagens emocionam. O Pampa ao fim do dia é uma delas. Sua grandeza nos dá uma vaga noção do que somos: nada. Uma profusão de cores, pedras púrpuras, céu verde, pasto cinza..... Além disso, a história. Podemos ouvir sons de um passado glorioso, a dor de uma vida solitária, encontro de metais, um passado ao qual pertencemos porque segue vivo em algum lugar da alma.
Vinha pensando sobre essas coisas, quase chorando de emoção, quando me deparo com uma das maiores bizarrices do nosso tempo: uma plantação de eucalipto. Baita corta clima. As pessoas podem achar os argumentos dos cientistas ideológicos, podem ter raiva do MST e da Via Campesina, podem odiar os políticos que são contra a monocultura. Mas esse argumento não pode ser refutado. Uma plantação de eucaliptos é muito feia. É uma questão de estética gaudéria ser contra essa produção. Questão de orgulho do passado, como temos orgulho de dizer.
Ao longo da estrada vimos uma série de placas da Aracruz. “Quer ser Produtor Florestal? Ligue 0800-5107100”. Assim mesmo, com letra maiúscula e 0800. Como resposta a essa singela pergunta, propomos a criação do movimento “Deus me Livre”. O ato subversivo da semana é ligar para esse telefone e encher o saco deles. Eu sei que muito dirão “mas as telefonistas não têm nada a ver com isso”. Azar o delas. Ato subversivo nº2: pintar “Deus me Livre” em toda e qualquer propaganda da Aracruz.
Mãos à obra.

Um comentário:

Dani disse...

DEUS ME LIVRE!