segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Filosofia na Rua da Praia

Estava eu andando à deriva pela Rua da Praia, quando encontro meu amigo Jorge. Este jovem senhor, para sobreviver, vende refrigerante e cerveja no Gasômetro e no Beira Rio em dias de jogo. O Jorge anda preocupado com as coisas que acontecem na nossa sociedade. Ficamos umas boas horas falando ali, de pé na calçada, sobre os mais variados temas. Quer dizer, fiquei ouvindo, porque o cara é bom de discurso.

Violência: “Se tu vai lá na vila onde eu moro, ninguém vai mexer contigo. E se acontecer alguma coisa, alguém roubar um morador ou uma visita, o chefe do lugar intima o vagabundo. Ou ele se aquieta e não rouba mais, ou some. Eu me sinto seguro lá. Já aqui no Centro, andando entre universitários, jornalistas, como o amigo, advogados, engenheiros, a nata da sociedade, eu sou achacado pelo próprio Estado. Não foi uma nem duas vezes que os brigadianos ROUBARAM, isso mesmo, ROUBARAM a minha caixa de isopor, que é o meu ganha-pão. E os universitários e cidadãos todos lá, olhando. Ninguém levantou a voz ou fez qualquer coisa para me defender....”

Filosofia política: “O Estado Democrático de Direito, que é esse que nós temos, só serve para sustentar a exploração que vemos por aí. É um Estado criado pelas pessoas que ocupam as mais altas camadas da sociedade, que obviamente não querem perder o seu privilégio. É um modelo de Estado que oprime o cidadão que sustenta toda a máquina. Já o Estado de Filosofia e Direitos dos Cidadãos (invenção dele) é um estágio onde não existirá a subordinação de um cidadão perante o outro. Meu direito será tão sagrado quanto o direito de Doutores e Senhores....”

Universidade: “Esses jovens que se formam nos bancos da Ufrgs, ou qualquer universidade, não têm a menor noção do que se passa no mundo real. Não conseguem desenvolver um raciocínio em termos de Sociologia, de Filosofia. A questão básica é que 80% da população vive na favela, ou nas vilas, como preferem chamar, e eles continuam achando que o mundo real é aquele que se vê na TV, nos jornais. Da vila só sabem que é lugar de vagabundo, ou onde mora o seu Zé, porteiro do prédio...”

Acho que já chega. Dá para imaginar a figura que é o seu Jorge. Mais uma vez fica a lição de que a verdade está nas ruas, no contato com as pessoas. O povão é quem vive a realidade do País, quem estiver longe do povo está longe do real. Essa é a lição que nós não podemos esquecer nunca.

Um comentário:

Anônimo disse...

da pra imaginar a figura que é o muri conversando com o cara e tomando uma ceva bem tranquilo no meio daquele turbilhao.
Grande abraco pra ti e pra toda a gente
Vou tentar ouvir o programa hoje.
To morando em Berlin agora.

Eu boto fé no Jorge

Nico