sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Nação Lakota

Touro Sentado

“We are no longer citizens of the United States. We offer citizenship to anyone provided they renounce their U.S. citizenship”.

Essas são palavras de Russell Means, líder dos índios Lakotas, mais conhecidos como os Sioux, dos Estados Unidos. Desde dezembro, a proclamada Nação Lakota ocupa em torno de 200 mil Km² entre os estados de Nebraska, Dakota do Norte e do Sul, Montana e Wyoming. Em pronunciamento na Plymouth Congregational Church em Washington, no dia 19 de dezembro de 2007, os líderes Lakotas consideraram nulos os mais de 33 tratados assinados com os Estados Unidos ainda no Século XIX. Russell segue assim a tradição de grandes líderes, como Touro Sentado, Cavalo Doido e Nuvem Vermelha. Segundo eles, o governo norte-americano promove um verdadeiro genocídio (mais um...) em relação ao seu povo. A expectativa de vida de um homem Lakota é de apenas 44 anos e 97% da sua população vive abaixo da linha da pobreza. A mortalidade infantil é 300% maior que no resto do país. 85% das pessoas estão desempregadas. Um terço das casas não tem água tratada e 40% delas não tem eletricidade. O alcoolismo e o uso de drogas pesadas afeta 8 em cada 10 famílias.
Este é apenas mais um capítulo da luta que consome a comunidade indígena de todas as Américas. Nós, e digo “nós” porque me refiro a todos os brancos, não temos a menor consideração e respeito pelos povos que são os verdadeiros donos desse chão. Os índios de todas as etnias vivem em condições sub-humanas. Tive o privilégio de conviver um tempo com os Kaingangues da área indígena da Guarita. Apesar de sua cultura ter sido quase completamente aniquilada por mais de 200 anos de exploração, eles seguem na luta para preservar seus costumes e tradições. Um luta árdua e sem perspectivas de vitória, a não ser que tomemos consciência da verdadeira história do nosso continente.


Este é o livro para entender um pouco mais sobre os índios norte-americanos

Ps.: Este artigo foi escrito com informações da revista Caros Amigos, Agência AFP e Finalcall.com News.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny