quinta-feira, março 27, 2008

Política, ah!, a política...

Vocês que acompanham esse blog já viram referências ao absurdo que é a política brasileira. A impressão que tenho é de que tudo é feito “nas coxas”. O prefeito, governador ou presidente não sabem por que chegaram lá. Talvez seja uma questão de prestígio, de gosto pelo poder e pelo respeito idiota que os idiotas dispensam a tais personalidades.
Mas, realmente, eles não sabem o que fazer. Não têm o menor preparo para o governo e, justamente por isso, são altamente influenciáveis. Claro, também são obrigados a pagar favores para as grandes empresas que investiram nas suas candidaturas.
Vejamos alguns exemplos de bizarrices políticas:

- O governo do Rio Grande do Sul promove o plantio de árvores no Pampa. Até o mais ignorante ser humano sabe que o Pampa é lugar de criação de gado. Enquanto isso...

- Os governos do Mato Grosso, Pará, Rondônia e, é claro, o governo federal, incentivam a criação de gado na Amazônia. Depois vem a plantação de soja, de trigo, de milho, tudo transgênico e com toneladas de agrotóxicos. Ah, já ia me esquecendo, tem a plantação de cana também, o que nos leva para o próximo item....

- Na contramão da história, o governo federal quer transformar o Brasil num canavial com a ilusão de que os gringos vão comprar álcool. Na 6ª série do colégio aprendemos o ciclo da cana no Brasil. Era exatamente como hoje: meia dúzia de senhores de engenho (hoje de usinas), trabalho escravo (hoje um operário da cana trabalha o dobro de um escravo), tudo para ser abandonado daqui a 50 anos, no máximo.

Aí eu fico me perguntando: será que sou louco? Será que só eu vejo essas coisas? Não pode ser verdade. No fundo esses governantes são extremamente imbecis. Imaginem a cena:

Segunda feira, Palácio Piratini, governadora Yeda recebe representantes da Aracruz. Depois de ter tomado umas cinco bolinhas ela não consegue falar, então o diretor-presidente começa sua ladainha: “governadora, a senhora sabe que investimos X milhões na sua campanha. Agora nós precisamos que a senhora libere umas terras para plantarmos eucalipto. Um bom nome para a Secretaria do Meio Ambiente é Carlos Otaviano Brenner de Moraes, e para a Fepam, Ana Pellini. A senhora pode dizer que nós estamos investindo X milhões de dólares e que vamos gerar 200 empregos. Não, não se preocupe, ninguém vai perceber que isso é ridículo. Os jornais vão dizer que é tudo muito bom, nós já temos nossos homens lá. Tudo certo então?”.

E assim nós afundamos....

Nenhum comentário: