quinta-feira, março 24, 2011

Juventude revolucionária

A juventude revolucionária volta a tomar as ruas. Protegidos pela polícia, que interrompe o trânsito e olha tudo de longe. Quem disse que as drogas não são liberadas? Os argelinos e marroquinos vendem haxixe e, às vezes, coca a menos de 10 metros da polícia civil e militar. O importante é marcar presença com coletes a prova de bala, escopetas e olhares tão ameaçadores quanto os de uma criança que não quer ir pra aula. Bem, a turma passa pela polícia, compra a droga, passa pela polícia de novo e se instala em frente à mesa de som, no meio da rua, a famosa Via Zamboni de Bologna, para fumar seus baseados. É simplesmente impossível que os brigadianos não saibam o que acontece, o que me leva a crer que a droga é liberada aqui na Itália. Afinal, que ganha com isso é a máfia, a máfia é o governo, e a polícia é a segurança do governo. Opa, mas peraí! Então quer dizer que a juventude revolucionária, no fim, acaba sustentando o governo! Não, não pode ser. Eles devem ter feito uma pesquisa antes e chegado à conclusão que os nossos marroquinos e argelinos da Via Giuseppe Petroni não têm nada a ver com a Camorra, Cosa Nostra ou Ndrangheta.

A música Rap não mente, a juventude revolucionária é suburbana. Ou não? Se considerarmos que todos estão na universidade, nenhum (ta bom, alguns poucos) trabalha e gastam pelo menos o quê, uns 600 Euros por mês entre aluguel, comida e drogas, me parece que estamos pendendo mais para o lado da burguesia. Mas o que vale é a intenção. Negar as origens. Isso se mostra nas roupas, todas de um mal gosto elevado à máxima potência. Não é que eu seja um estilista, ou um entendedor de moda, mas andar com as calças pelos joelhos é ridículo para qualquer gosto. Digamos que o Rap esteja bom. Até que param a música para começar os discursos.

“Estamos aqui para o início de mais uma jornada de luta. De apoio aos irmãos que neste momento estão lutando na revolução mediterrânea. Contra a invasão da Líbia pelo Ocidente e apoio aos rebeldes. Contra a crise que assola a Europa. Contra a austeridade do governo. Por melhores condições de estudo e mais investimento na Universidade....”

O rosário vai longe. Apesar de já ter tomado um litro de cerveja eu olho pro alemão que está do meu lado e pergunto: “por acaso tu conhece alguém que seja a favor da crise?”. Claro, porque me parece uma idiotice gigante pegar um microfone e dizer que é contra a crise. O Berlusconi também é contra a crise. A turma de Wall Street é contra a crise. Se eles quisessem ser do contra, teriam que ser a favor da crise, pois é ela que, dialeticamente, mostra a fraqueza do sistema no qual vivemos. Não, mas eles são contra a crise. Eles também são contra a austeridade do governo. O que significa que o seu sonho é um governo que gaste mais, ou seja, um governo mais forte. E eu que pensava se tratarem de anarquistas, como eu sou inocente. Se a jornada de luta é beber e fumar haxixe no meio da rua, estou dentro. Mas como convencer os trabalhadores e desempregados a aderirem à revolta? Ou eles têm que acordar cedo no outro dia, ou não têm dinheiro pra comprar cerveja. É, os estudantes estão sós. Por melhores condições de estudo estou pensando em sugerir a todos uma temporada na Ufrgs. E sobre a questão da Líbia, bem, talvez o dinheiro gasto com os marroquinos e argelinos acabe nas mãos certas.

Voltou a música, ainda o Rap. Pra mim chega. Eu já sou velho, passei dos 30, não tenho nada que ver com a juventude revolucionária. Prefiro ir pra casa, ouvir um Bob Dylan, estudar o que diz meu amigo Adorno e, depois, dormir bem abraçado na nega véia. Talvez eu ainda não seja um grande revolucionário, mas, quem sabe um dia eu chego lá.

Nenhum comentário: