segunda-feira, novembro 26, 2007

A construção da subjetividade

Num breve exercício de comparação, vemos como as notícias do Grupo não correspondem em nada com a verdade. Na Bolívia o pau está comendo por conta da tentativa do governo de mudar a constituição. Oposição e partidários de Evo Morales enfrentam-se nas ruas. Para Zero Hora não, só existe oposição. Comparação entre ZMentira e Folha de SP:

“Desde a sexta-feira, manifestantes reuniam-se nas proximidades do local que recebia a Assembléia para protestar contra o processo. Houve enfrentamentos com a polícia e com militares. Várias vezes os manifestantes tentaram romper o isolamento imposto na área.” (ZMentira)

“No sábado, milhares de cidadãos que exigem o traslado da sede do governo para Sucre saíram às ruas e se dirigiram ao local da sessão constituinte, cercada de policiais, militares e de camponeses que haviam chegado de várias partes do país para apoiar o governo e a Assembléia.” (Folha de SP)

Que estranho, no processo de Ctrl C / Ctrl V do “jornalista” da ZMentira sumiu a referência aos camponeses que apóiam o governo. Ele também esqueceu de referir que um policial foi linchado pelos manifestantes e de dizer que a polícia não usou armas letais na repressão aos protestos.
Este é o processo com o qual o jornal vai construindo uma subjetividade criminosa em seus leitores. Isso em relação a tudo. Esses dias fui testemunha do que isso faz na cabeça do povo. Um porteiro de prédio reconhecia que Lula era um bom presidente, que está colocando comida na mesa do povo, mas se dizia envergonhado por tamanha roubalheira. Perguntei o que ele achava do governo Yeda. “Coitada da mulher, ela está tentando salvar o Estado e os caras não dão colher de chá”.
Aí está, o Grupo domina corações e mentes com seu discurso de extrema-direita. Só a revolta salva. Não compre nada deles, faça suas próprias notícias. O mundo é muito maior que uma sala de redação na Avenida Ipiranga.
.
Ps.: O jornal Folha de SP também é criminoso, mas tem vergonha de falar mentiras deslavadas.

Nenhum comentário: