segunda-feira, novembro 05, 2007

Morreremos de fome ou de gordura

Eu tenho dito que o governo brasileiro tem uma sanha incontrolável de voltar ao século XVII. Gigantescos canaviais, trabalho escravo, uma elite que não trabalha e o povo.....
Bem, o negócio está cada vez pior. A revista Carta Capital desta semana traz informações importantes, e assustadoras. Quem planeja investir em etanol aqui no Brasil é a mega-empresa Archer Daniels Midland (ADM), uma das responsáveis por matar o povo dos Estados Unidos de gordura.
Se no século XVII nós éramos colônia de Portugal, hoje somos uma colônia globalizada. “Entre as empresas estrangeiras no mercado de etanol estão ainda as francesas Tereos e Louis Dreyfus, as americanas Cargill, Bunge e Globex, o Noble Group (multinacional com sede em Hong Kong) e a argentina Adeco Agropecuária. O megainvestidor norte-americano George Soros, que se diz um ‘especulador do etanol’, também anunciou que pretende investir 900 milhões de dólares na produção de álcool no Brasil nos próximos cinco anos”.
Enquanto isso, dezenas de trabalhadores morrem de cansaço nas colheitas, e quem não morre fuma crack para aliviar a dor.
Enquanto isso, milhares de famílias estão na beira das estradas esperando por um pedaço de terra para plantar comida e sobreviver.
Enquanto isso, os alimentos estão cada vez mais caros e menos diversificados.
É, eles querem mesmo que nos alimentemos de suco de eucalipto com etanol.

Nenhum comentário: