Uma ótima frase, uma pergunta. O cara chega no vendedor de bebidas e diz: “tu que vende a bebida, o que te compra de melhor?”. Ao mesmo tempo que são capazes de formular essas pequenas genialidades, os europeus são um bando de idiotas. Mesmo os inteligentes não conseguem conceber um mundo inteligente fora da Europa. Ontem a discussão era sobre a preservação do meio ambiente, e começou mais ou menos assim:
- Malditos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
- Como assim?
- Agora que estão crescendo, que têm o poder, não querem aceitar as regras internacionais de preservação ambiental. Vão acabar com o pouco de natureza que ainda resta.
- Quer dizer que a culpa agora é nossa?
- Bem, nós destruímos a nossa natureza, vocês podiam pegar isso como exemplo e parar de destruir.
- Tu é ignorante ou faz de conta que é?
- Por quê?
- Como se fossemos nós brasileiros que destruímos a natureza do Brasil. Fazem 511 anos que vocês europeus chegaram lá e toda essa história é a história da exploração do nosso país pelos portugueses, holandeses, alemães, italianos, ingleses, alemães. Antes de me dizer que eu devo parar de destruir o Brasil, fala com os finlandeses que plantam eucalipto por tudo, inclusive em terras indígenas, com o pessoal da Monsanto que espalha aquela porra de agrotóxico nas plantações de soja, trigo e milho transgênico, plantados em terra da Floresta Amazônica, a todas as multinacionais que destroem nossos rios. E tem mais, quem abateu a floresta foram os imigrantes europeus, não o povo indígena, os escravos negros ou os mestiços de todas as raças que são o verdadeiro povo brasileiro.
- Mas isso é porquê vocês não têm boas leis para proteger a natureza.
- Como não temos? Tu sabe alguma coisa sobre isso ou fala a caso? Nossas leis são em geral as mesmas que vocês têm aqui.
- Mas então não funcionam.
- Não funcionam por causa da corrupção. Porque essas empresas em vez de fazer a merda aqui onde vivem suas famílias, vão fazer no quintal dos outros.
- Mas só funciona porque vocês se deixam corromper.
- Então a culpa de toda a corrupção não é de quem corrompe, é de quem se deixa corromper?
- Bem, mais ou menos....
- Cara, pensa melhor antes de falar qualquer coisa sobre o Brasil. É isso que te aconselho.
Percebem? O cara acha que o Brasil só tem esse crescimento econômico porque faz como eles fizeram, ou seja, explora a natureza. O europeu, assim como nós brasileiros, se preocupa com o que ainda resta de floresta no mundo. Mas não se dá conta de que a culpa de tudo isso está sobre as suas costas. Isso mostra também que, se nós brasileiros formos inteligentes, se formos capazes de um desenvolvimento pensado em forma diversa, com respeito pela natureza, sem a ânsia consumista do dinheiro, do crescimento, enfim, um desenvolvimento responsável e humano, os europeus (e porque não os norte-americanos também) vão bater mendigando na nossa porta. E isso vai ser muito divertido. Se formos capazes de fazer uma coisa inteligente, o mundo pode mudar a partir de nós. Basta que sejamos conscientes da nossa potencialidade, respeitosos com a natureza e capazes de elaborar uma forma de desenvolvimento não mais baseada na riqueza material, mas no respeito mútuo, na justiça entre as pessoas, as nações e das pessoas com o planeta. É um sonho, uma utopia, mas porque não pensá-la?
Nenhum comentário:
Postar um comentário