terça-feira, agosto 28, 2007

Jovem

O que é a nossa geração? Nós, que estamos entre os 25 e os 30 somos o nada. Jovens. Hoje é uma palavra sem sentido, jovem. Sinônimo de irresponsabilidade, de uma liberdade destituída de sentido, de significados apropriados para propagandas de roupas, carros e lâminas de barbear.
Lembro meus tempos de criança. Tudo o que eu queria da vida era ser jovem, ir a shows de Rock, namorar. Mais que isso, eu queria ser um rebelde. Queria andar com minhas calças rasgadas, ler livros subversivos, ouvir Dead Kennedys e Legião Urbana. Hoje eu sei que era um saudosismo de alguma coisa que não vivi. Do tempo em que os jovens iam mudar o mundo.
Mundo que não entendeu nada. O século XX fracassou e perdeu a grande chance. Sim, nossos pais são perdedores e nós somos o pagamento. Os jovens não queriam dominar o mundo, apenas suas próprias vidas. Era este simples direito o objeto de conquista. Por pouco não conseguiram. As ferramentas do sistema foram mais poderosas. Eles não podem abrir mão de seus escravos.
Vivemos no torpor dessa grande derrota. Apanhamos forte demais para uma pronta reação. Hoje somos o nada e as perspectivas não são animadoras. Mas existe esperança. Coisas simples, como amigos que comemoram dez anos de união. Vamos olhar mais para a simplicidade e para as coisas que realmente são importantes. Tudo vai ficar mais fácil e talvez algum dia completemos a missão de nossos pais.

Nenhum comentário: