terça-feira, outubro 09, 2007

Oportunidade perdida

A humanidade perdeu uma grande chance de evoluir. Falo do biênio 1967/68. Como não o vivi, tenho a facilidade de analisar com um certo distanciamento histórico. Com o qual, inclusive, corro o risco de ser extremamente superficial.
Pois bem, morreu Che Guevara. Os jovens comunistas se viram de uma hora para outra órfãos do seu ícone. Foi então a oportunidade dos jovens anarquistas roubarem a cena. Do pacifismo hippie/novo homem norte-americano à rebelião contínua dos franceses, todos tinham uma mesma idéia: acabar com a estrutura vigente.
O que, de fato, conseguiram. Mulheres, negros, homossexuais, e todos que antes sofriam um enorme preconceito passaram a assumir seu lugar na sociedade sem medo. O sexo deixou de ser tabu e passou a ser discutido livremente, assim como o uso de drogas. Tudo isso embalado pela grande revolução musical de Beatles, Rolling Stones, Greatful Dead, Bob Dylan, The Doors, Jimmi Hendrix..........
Realmente uma grande chance. Mas o que sobrou disso tudo? As mulheres, ao invés da liberdade, procuraram a mesma escravidão a que os homens estão submetidos: empregos, salários, sucesso, dinheiro. Sexo virou mercadoria, e hoje está muito longe do verdadeiro sentido do amor. As drogas são usadas para fugir da realidade e não para transformá-la. E, por último, o Rock’n’Roll acabou.
Quando virá a nova revolução? Fiquemos atentos para não perdermos, mais uma vez, a oportunidade.

Nenhum comentário: