sexta-feira, outubro 05, 2007

Violência

Existem muitas teorias sobre as causas da violência. Falta de polícia, miséria, desigualdade social, falta de cadeias, tráfico de drogas...... Tudo balela. Antes de reverberar qualquer uma dessas “verdades” impostas pela imprensa, pense que a culpa pela violência é sua.
Em primeiro lugar, o medo. Grades, condomínios fechados, prédios, carros, e ficamos todos longe do espaço que é nosso; a rua. Devemos tomar conta das ruas, evitar o preconceito e saber que somos todos iguais.
Em segundo lugar, a ostentação. Vocês, por acaso, sabem por que um adolescente coloca a arma na cara de um cidadão e leva seu carro? Para comprar um tênis Nike e jantar com sua namorada em um restaurante bacana. Esta afirmação eu ouvi de um apenado da Fase, antiga Febem: “eu nem precisava roubar. Minha mãe ganha bem, meu padrasto também. Mas eu tenho que andar com dinheiro no bolso. Gosto de me vestir com roupas legais, andar com um tênis legal, sair para a festa com dinheiro”.
Por quê? Fico imaginando como eu, um rapaz de classe média, posso viver na pindaíba, sempre sem dinheiro, comendo uma refeição por dia, e mesmo assim, feliz da vida. De onde vem essa necessidade por bens materiais que fomenta o crime?
Eu tenho minhas respostas. E vocês?

Um comentário:

Fran in Rock disse...

não sei... seria da TV?