quarta-feira, outubro 10, 2007

Transportes

Está em todos os jornais: o governo vendeu 2.600 Km de estradas federais. Só para refrescar a memória, ambos os candidatos à presidência no ano passado afirmaram que “nada que fosse público seria vendido”. Quem grita é a classe média, que tem carro. Mas o assunto é sério e atinge também o povão que depende de ônibus para se deslocar. Só para termos uma idéia, uma passagem de ônibus para São Paulo custa R$145. Quem tem acesso à internet, e paciência para procurar, consegue uma passagem de avião por R$100, ou até menos.
Alguma coisa não está certa. E eu digo o que é: o modelo de transportes adotado pelo Brasil. Para babar ovo dos Estados Unidos acabamos com nossas ferrovias e hidrovias. Sim, o Brasil tinha um vigoroso transporte hidroviário. Imaginem se tivéssemos em vez da BR101, a T101, uma linha de trem ligando todo o litoral brasileiro? Menos acidentes, menos mortes, menos poluição, mais liberdade, preços mais baratos, maior contato entre as pessoas, enfim, só vantagens.
É óbvio que os donos do Brasil não iam gostar nada disso. Fazer o bem para o povo não está nem perto dos seus planos....

Nenhum comentário: