sexta-feira, janeiro 11, 2008

Aula de jornalismo

Eu sou um cara chato, muito chato.
Eis que começo meu dia olhando novamente os sites de notícia: Terra, BBC, Estadão, Folha, Correio do Povo, O Globo, Google News, iG, Reuters, etc, etc, etc, e todos, sem exceção, dão destaque para o resgate dos reféns das Farc intermediado pelo presidente Hugo Chávez. Não que a notícia seja nova, ela já está nos jornais, mas o fato gerou uma série de repercussões. Consideremos que, além de a notícia não ser assim tão fresquinha, tivemos o temporal desta manhã aqui em Porto Alegre. Milhares de pessoas sem luz, árvores caídas, alagamentos.
Isso posto, vamos para o site da Zero Hora. Como sempre, o orgulho do jornalismo gaúcho foge da mídia padronizada. Nada de cópia dos outros jornais ou sites da internet. Jornalismo de verdade, super-atualizado.

Primeira manchete: “120 mil pessoas estão sem luz na Região Metropolitana”. Justo, justíssimo.

Segunda manchete: “Parque do Planeta Atlântida passa por últimas vistorias”. É claro que um evento desses merece toda a cobertura, antes mesmo de acontecer.

Terceira manchete: “Jogadores vão às compras em Abu Dhabi”, e o lide “Renan aconselhou Marcão a não comprar videogame mais caro em shopping na capital dos Emirados”. Uma notícia de alta relevância para os torcedores Colorados.
(pulei a manchete “deles”)

Quarta manchete: “Na hora que beijei, só pensei na minha mãe”. O primeiro beijo do Big Brother, ocorrido há dois dias, é de fato um dos principais acontecimentos do Brasil.

Quinta manchete: “Lázaro e Taís têm noite de Top Model”. Importantíssimo, afinal o mundo da moda está todo voltado para o Fashion Rio.

Sexta manchete: “As múltiplas versões da caipirinha”. Impossível passar o verão sem um guia completo como esse.

Sétima manchete, a última, no pé da página: “Farc enviam prova de vida de reféns”.

Como vemos, a Zero Hora tem um nome a zelar. Não pode compactuar com a imprensa comunista do centro do país. Esse Chávez é mesmo um bandido que não merece atenção nas páginas de um jornal tão imparcial e criterioso como este.
Graças a Deus moramos no RS, o lar do Grupo RBS.

Nenhum comentário: