quarta-feira, janeiro 02, 2008

Pinheira

A Praia da Pinheira foi, mais uma vez, generosa com a turma. O circuito Camping do Tio Nico / Bar do Passarinho percorrido incontáveis vezes... vale um abraço para o garçom Mike, que além de agüentar os bêbados, se divertiu horrores na virada do ano.
Além de toda a alegria, a Pinheira também proporciona uma reflexão sobre nossa relação com o mundo. Atravessando o morro em direção ao sul, chega-se à Praia do Maço, um pequeno paraíso na Terra. Nada de luz ou civilização... bem, tem o boteco, mas isso de tão fundamental não pode ser considerado.
O que quero dizer é que ali temos uma vaga noção de que não somos absolutamente nada para o mundo. Nós, seres humanos, somos passageiros. O planeta ficará para sempre, apesar de todo nosso esforço para destruí-lo. Precisamos de muito pouco para viver: um teto, peixes, violão, amigos e cerveja. Para quê serve toda essa evolução da humanidade, que não fez nada além de nos deixar dependentes de nós mesmos? Seremos eternos escravos das invenções dos homens? Teremos que viver para sempre presos ao trabalho, ao dinheiro, à cidade e à poluição?
São essas perguntas que atormentam a volta à “civilização”. Não tenho respostas, e provavelmente nunca terei. Mas já seria bom se todos pudessem chegar a essas questões.

Nenhum comentário: