quarta-feira, janeiro 09, 2008

Eleições dos EUA

Estou emocionado com a corrida presidencial dos Estados Unidos. Já vejo os diretores de Hollywood escolhendo os atores que interpretarão Hillary e Obama no filme que será lançado no ano que vem. Um verdadeiro show de democracia, diriam os mais empolgados. E na verdade é isso mesmo, somente um show.
Todas as campanhas dos postulantes a escolhidos pelos partidos dependem de vultosas somas de dinheiro. Se escolhidos, triplica a necessidade de dólares para gerar convencimento nas massas. Porém, todo dinheiro tem um preço. É por isso que nenhum dos candidatos promete tirar os Marines do Iraque, ou reduzir as emissões de carbono, ou diminuir os subsídios à agricultura, principalmente às grandes empresas da cadeia do milho. É das pessoas que controlam esses setores que vem a grana para as campanhas, tanto de democratas quanto de republicanos. O dinheiro não tem bandeira, até porque os próprios partidos não têm.
Como é tudo um espetáculo que não vai fazer diferença nenhuma nas nossas vidas, além de encher páginas de jornal, torço para que ganhe o Obama. Pelo menos os racistas serão obrigados a aturar por quatro anos um negrão mandando na vida deles.

Nenhum comentário: