quinta-feira, janeiro 17, 2008

Só um pouquinho....

Jornalistas e prêmios Nobel não precisam pensar. O jornalista, uma vez que alcança tal status, apenas reproduz o que os outros falam, mesmo que sejam homéricas bobagens. Já os prêmios Nobel, foram investidos pela Academia Sueca de passe livre para falar qualquer coisa, o que acaba se tornando lei.
Ontem pude comprovar essa observação ao assistir o jornal “Em cima da hora”, do canal de notícias Globo News. A matéria versava sobre a possível recessão na economia norte-americana e seus reflexos no Brasil. Lá pelas tantas, o repórter Roberto Kovalick entrevista o ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2003, Robert Engle, para embasar e dar credibilidade à sua reportagem. E o que o senhor Engle responde sobre as possibilidades de recessão nos EUA?

“Existe 50% de chance de os Estados Unidos entrar em recessão em 2008”.

É, de fato, uma resposta incrível, principalmente se tratando do estudioso que inventou o “modelo econométrico”. Sugiro ao colega Kovalick que da próxima vez venha me entrevistar. Posso dizer: “É provável que a maior economia do mundo entre em recessão, mas também é provável que não aconteça nada”. Ou quem sabe “a economia dos Estados Unidos pode, ou não, entrar em recessão”.
É incrível, também, que o repórter leve ao ar tal bobagem sem nem mesmo questionar o “economista”.
Não sei se estou ficando muito ranzinza, mas esse tipo de reportagem dói no ouvido. Não custa nada pensar um pouquinho, só um pouquinho....

Um comentário:

Anônimo disse...

VC está ficando ranzinza mesmo. A matéria foi boa e, como deve ser, falou p um público de TV aberta. AS pessoas entenderam e o cara passou o recado.